sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Mais computadores para Cabo Verde

Os alunos que ingressaram no ensino secundário público lecionado no Liceu José Augusto, em São Vicente, Cabo Verde neste ano letivo foram surpreendidos por uma nova sala de informática, a segunda existente neste Liceu, o que vai permitir que mais alunos tenham acesso às novas tecnologias.

Os equipamentos foram ofertados por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por intermédio do seu Programa de Ajuda Humanitária, que disponibilizou este equipamento, em segunda mão, embora totalmente revisto e em perfeito estado de operacionalidade.

Cabo Verde é um dos poucos países do mundo onde as congregações da Igreja SUD  dispõem praticamente todas de excelentes edifícios, construídos de raiz para a prática do culto e de atividades de ordem educacional e cultural.

Esta nação insular africana está sob a jurisdição mórmon da Área Europa, de que é presidente o português José Teixeira da Silva.

domingo, 20 de maio de 2012


Cabo Verde está a ficar com as paias mais bonitas
Graças ao programa de voluntariado mórmon Mãos que Ajudam, que pelo terceiro ano lança a Campanha Nacional de Limpeza de Praias, Cabo Verde está a ficar com as suas praias mais bonitas e asseadas.

A primeira ação deste ano teve lugar no sábado, dia 19 de maio de 2012 em S. Vicente, prosseguindo no dia 26 nas restantes ilhas onde a Igreja está implantada.

Esta ação de limpeza, feita de parceria com a Câmara Municipal, teve a colaboração do setor de juventude da Cruz Vermelha e de alguns funcionários do Liceu José Augusto Pinto.

Normalmente o Programa de Voluntariado Mormon Mãos que Ajudam dinamiza a ação e colabora com os meios humanos, destinando aos seus parceiros o apoio material e logistico. De notar que todas as pessoas, quer individualmente, quer como associação são sempre bem-vindas.

segunda-feira, 30 de abril de 2012


Liderança da Estaca Praia Cabo Verde

A presidência da Estaca organizada na Praia, em Cabo Verde, a primeira de toda a África lusófona, ficou assim constituída: Presidente Roseveltt Teixeira; 1º Conselheiro Adilson Monteiro e José Pires como segundo conselheiro.

Quanto à equipa de secretariado, ficou assim constituída: Venicio Monteiro, Secretário Financeiro; Holden Duarte, Secretário da Estaca e Helder Fernandes, Secretário Executivo.
Esta é a mais recente liderança africana SUD e a primeira a ser constituída num país africano lusófono.

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Os mórmons cabo-verdianos estão em festa devido ao nascimento da sua primeira Estaca

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi oficialmente reconhecida pelas autoridades de Cabo Verde no ano de 1990. Porém foram necessárias mais duas décadas para ver criada a sua primeira Estaca (entidade administrativa equiparada a Diocese).

Este histórico evento terá lugar no dia 29 deste mês de abril de 2012 e contará com a presença dos Élderes  Erich W. Kopischke e José A. Teixeira, respetivamente Presidente e Conselheiro da Área Europa, jurisdição organizativa onde este país africano se integra.

A Igreja SUD em Cabo Verde encontra-se presente em seis ilhas ( Santo Antão, S. Vicente, Sal, Santiago, Fogo e Brava) e conta com mais de oito mil membros, distribuídos por 19 congregações.

A nova Estaca será estabelecida na Cidade da Praia no decorrer da conferência de Distrito, a qual será levada a efeito no palácio da Assembleia Nacional e será a primeira deste país insular a juntar-se às 2.946 existentes em todo o mundo que coordenam as atividades religiosas de quase quinze milhões de santos dos últimos dias, também geralmente conhecidos por mórmons.

quinta-feira, 1 de março de 2012


DECLARAÇÃO OFICIAL
A Igreja e raça: todos são iguais perante Deus

O evangelho de Jesus Cristo é para todos. O Livro de Mórmon afirma, "preto e branco, escravo e livre, masculino e feminino; ... todos são iguais perante Deus" (2 Néfi 26:33). Este é o ensinamento oficial da Igreja.

Pessoas de todas as raças sempre foram bem-vindas e batizados na Igreja desde o seu início. Na verdade, até o final de sua vida em 1844, Joseph Smith, o profeta fundador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, opunha-se à escravidão. Durante esse tempo, alguns homens negros foram ordenados para o sacerdócio. Em momento algum a Igreja parou de ordenar os membros masculinos de ascendência Africano, embora houvesse algumas exceções. Não se sabe precisamente por que, como, ou quando esta restrição começou na Igreja, mas acabou.
Os líderes da Igreja procuraram orientação divina sobre o assunto e há mais de três décadas atrás estendeu o sacerdócio a todos os homens dignos. A Igreja começou imediatamente a ordenação de membros aos ofícios do sacerdócio, onde quer que participassem,  em todo o mundo.
A Igreja condena inequivocamente o racismo, incluindo todo e qualquer racismo passado por indivíduos dentro e fora da Igreja. 
Em 2006, o então presidente da Igreja Gordon B. Hinckley declarou que "nenhum homem que faz comentários depreciativos acerca dos de outra raça pode considerar-se um verdadeiro discípulo de Cristo. Ele também não pode considerar-se estar em harmonia com os ensinamentos da Igreja.
Vamos todos reconhecer que cada um de nós é um filho ou filha de nosso Pai Celestial, que ama todos os Seus filhos. "
Recentemente, a Igreja também fez a seguinte declaração sobre este assunto:
"As origens da indisponibilidade do sacerdócio não são totalmente claras. Algumas explicações em relação a este assunto foram feitos na ausência de revelação direta e referências a essas explicações são muitas vezes citados em publicações. Estas declarações anteriores pessoais não representam a doutrina da Igreja. "

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


O Presidente da Republica procura soluções junto para a violência junto dos líderes religiosos
 O Dr. Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, recebeu os representantes das diversas entidades religiosos naquele país afim de auscultar as suas opiniões sobre o problema da violência  e criminalidade no seio da comunidade Cabo-verdiana.

Celestino Mascarenhas, conselheiro da Missão Cabo Verde Praia, foi o representante de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias neste encontro no qual esteve também o presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Ulisses Correia e Silva.

As diversas entidades presentes apresentaram os seus pontos de vista sobre o assunto e sobre a forma de os minimizar segundo suas opiniões, o que para o  representante mórmon  só se conseguirá resgatando os valores tradicionais da família e da honestidade, sabido que é que quando as crianças crescem em ambientes onde esses princípios não são fortes elas têm maiores vulnerabilidades.

Para que todos possam ter uma participação mais ativa na resolução deste problema que preocupa os mais altos responsáveis deste país, o presidente da Camara Municipal da Praia, solicitou aos presentes a apresentação de um plano concreto das atividades que deverão ser implementadas para o combate aos problemas sociais que a todos aflige.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Igreja e Câmara assinam protocolo para levar água à população

A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias assinou com a Câmara Municipal de São Vicente um protocolo que pretende levar água potável a seiscentas famílias com fracos recursos económicos e que não tem água potável em casa.
Elder Brodwick, missionário de bem-estar da igreja, na altura da assinatura , disse que o objectivo da igreja “é ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmo” e que a água é essencial para que isso possa acontecer. E com este projecto as famílias possam ficar livre da situação da falta desta água na casa .E o presidente da CMSV, Augusto Neves, vê nisto uma grande oportunidade que as pessoas possam melhor o seu nível de vida.
Cento e vinte e quatro das seiscentas famílias já estão identificadas. As outras famílias serão identificadas através dos serviços sociais da CMSV. Os candidatos podem fazer a inscrição  e depois será feita a selecção. Mães donas de casa, deficientes, idosos terão prioridade.
O projecto tem como finalidade melhorar a saúde e a auto-suficiência dessas famílias com melhorias na higiene e no saneamento. Paralelamente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias irá, também, prover instruções às famílias beneficiadas nas suas próprias casas, para que elas possam usar a água de um modo eficiente e melhorar a sua higiene pessoal.
A maior parte do investimento é feita pela Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias com 12 mil contos. Parte dessa participação é feita em tubos e matérias para levar  a água as casas. As outras parceiras da Câmara Municipal fornecerão a mão-de-obra.